Esta celebração familiar tem como principal objetivo prestar uma homenagem a todas as mães no Brasil, dando total importância ao papel materno na sociedade e nas relações humanas. Comemorado sempre no segundo domingo do mês de maio, este dia está ligado ao afeto e ao carinho que uma mãe tem pelo seus filhos.

O Dia das Mães possui uma origem mitológica vinda da Grécia antiga, quando reverências eram prestadas à deusa Reia, reconhecida como a Mãe dos Deuses. A adoração à figura materna acabou se tornando uma tradição em diversas culturas. Sua popularização aconteceu com maior intensidade a partir de 1907, quando a norte-americana Anna Jarvis resolveu fazer uma campanha em prol do reconhecimento oficial desta data pelo governo dos Estados Unidos.

Cada país escolhe, de acordo com seus próprios critérios, quando comemorará este momento. Algumas nações possuem, por exemplo, dias fixos no ano e outras ainda não reconhecem a data oficialmente. A comemoração brasileira, por outro lado, conta sempre com os mesmos componentes: um almoço em família no domingo onde as mães e avós recebem presentes de seus filhos e netos.

Outro aspecto bastante interessante deste evento é o seu forte potencial de comércio, já que fica apenas atrás do próprio Natal quando o assunto são as vendas realizadas em sua função. Como as surpresas são costumeiras, as empresas costumam a desenvolver ações de marketing focadas nesta época do ano e exploram bastante a possibilidade de associar as marcas à festividade em questão.

Mais comum do que simplesmente presentear as genitoras, o fundamental para homenagea-las é destacar, por meio de mensagens de afeto e amor, a importância delas em nossas vidas. Afinal de contas, elas são responsáveis por conceberem e dar a vida, além de sempre se portarem com todo cuidado para que seus filhos estejam bem e felizes.