Esta agradável data tem como principal objetivo celebrar a amizade entre as pessoas e pode ser comemorada em diferentes dias do ano de acordo com o país em questão.

Bastante relembrado por escolas e empresas, com o intuito de promover a aproximação das pessoas, o Dia do Amigo é popularmente comemorado no Brasil em 18 de abril. Entretanto, alguns municípios, estados e até países, como Argentina e Uruguai, adotam 20 de julho como marco oficial para esta celebração. Há ainda o 30 de julho, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Dia Internacional da Amizade.

O modo mais comum de se aproveitar esta comemoração consiste na troca de mensagens e presentes entre amigos, além da organização de reuniões onde um grande grupo de amigos possa confraternizar e desfrutar das importantes companhias que ali estão. Passeios e telefonemas também são atitudes recorrentes e bastantes aproveitadas nesta data.

A amizade é um dos mais belos e fortes laços humanos, pois consiste em um encontro casual de duas pessoas que são aparentemente distintas, mas por uma série de motivos conseguem compartilhar emoções, alegrias e ideias sobre a vida. Além disso, a sua beleza também está ligada ao fato de que esta empatia independe de gênero, classe social e raça, podendo aproximar indivíduos que em tese não dividiriam momentos uns com os outros.

As amizades podem ser classificadas como uma relação tão rara que pode ser considerada uma espécie de segunda ou até mesmo primeira família para diversos povos e culturas. Como reforço desta impressão, há o ditado que diz que os amigos são os familiares que escolhemos ter por perto ao longo da vida.