Celebrado anualmente durante o 13 de abril no Brasil e em outras nações, o Dia Internacional do Beijo é uma comemoração que remete ao amor e ao carinho através desta comum e tão tradicional manifestação física de afeto. Em alguns países ele pode ocorrer em 6 de junho.

A instituição desta data comemorativa é imprecisa e, portanto, não se sabe ao certo identificar sua origem. Os rumores mais frequentes apontam para uma antiga lenda italiana, onde um rapaz muito sedutor era conhecido por ter beijado todas as moças de sua vila. Inconformado com o fato, um governante local ofereceu uma espécie de prêmio para a mulher que sinceramente declarasse nunca ter encostado naquele homem. Surpreendentemente, ninguém veio reclamar pela recompensa.

Os humanos desenvolveram o costume de se beijar através de sua história evolutiva. Alguns cientistas acreditam que o gesto está ligado a uma forma ancestral de se agradecer à alimentação recebida, pois ela era passada dos pais para os filhos através da boca. Entretanto, não é só a espécie humana que possui este hábito, afinal os macacos também o fazem.

O beijo é atualmente entendido, na maioria das sociedades ocidentais, como uma espécie de porta-de-entrada do amor, permitindo ao casal ter uma primeira impressão de como será seu relacionamento sexual com aquele parceiro; ou seja, acaba funcionando como um termômetro entre o desejo de um pelo outro. Beijar, além disto, também é compreendido como um ato saudável, afinal acaba exercitando algo em torno de 29 músculos, a maioria deles localizados na língua.

Existem diversas maneiras de comemorar esta data, mas todas elas certamente estão relacionadas a beijar, podendo ser considerada como uma prévia do Dia dos Namorados para os casais já estabelecidos ou como uma descontraída maneira de se conhecer novas pessoas.