É no dia 1º de fevereiro que os brasileiros prestam sua homenagem ao profissional da publicidade e da propaganda, que é responsável pela difusão pública de um produto ou até mesmo uma ideia.

Esta data comemorativa ocorre neste momento do ano por conta do decreto de lei nº 57690, assinalado em 1966, que regulamentou e oficializou a profissão no país. Embora modernamente sejam outras suas aplicações, o conceito de propaganda começou a tomar sua forma atual a partir da Revolução Francesa. Na época era necessária a veiculação de ideais, bem como a escolha pela maneira certa de fazer com que eles chegassem em um grande número de pessoas. Ou seja, este é um dos principais aspectos que envolvem este trabalho.

Hoje em dia, o ofício encontra diversas outras áreas de atuação. Além do processo criativo de peças publicitárias e comerciais de produtos, também é possível lidar com o planejamento, ações de marketing e consultoria. Há ainda uma variedade no que tange aos veículos de comunicação, pois o século XXI alterou completamente a maneira de se buscar entretenimento e informação. Por isso, com o constante crescimento de apelo na internet e em suas mídias digitais, as propagandas também sofreram mudanças, encontrando a necessidade de se desenvolver novas estratégias.

A pessoa que pretende ter sucesso nesta carreira precisa unir ambição à criatividade, pois não poderá se acomodar, já que o dinamismo e a atitude são características fundamentais para executar bem este ofício. Ser despojado e saber trabalhar com um grupo também são virtudes desejáveis, pois facilitarão a inserção em um meio muito concorrido.

Sendo assim, a melhor maneira de comemorar o Dia do Publicitário é reconhecer a importância desta veia comunicativa, tão necessária para que o mundo conheça mais suas possibilidade e possa escolher aquilo que realmente lhe interessa.