Criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água é anualmente datado em 22 de março. Sua repercussão é global, sendo conhecido em diversos países.

A principal função desta data é relembrar, através de encontros governamentais e ações de cultura, a importância de preservar um bem natural essencial para a vida humana na Terra. A ONU, ao fundar este conjunto de atividades, também criou a Declaração Universal dos Direitos da Água. Este documento, por sua vez, tem como objetivo estabelecer noções universais a respeito de como os homens devem cuidar deste recurso natural, pois se trata de um patrimônio do nosso planeta.

Todos os anos são escolhidas algumas temáticas específicas em torno dos cuidados ecológicos que a humanidade deve ter com a água, sendo que cada país escolhe como procederá com as atividades de conscientização embasados no tema previamente determinado. Alguns exemplos de abordagem são: “Água e cultura”, “Saneamento” e “Água e segurança alimentar”.

Vital para manter a saúde humana, este elemento da natureza está presente em grande parte da extensão da Terra, mas só apenas uma pequena porção está disponível para o nosso consumo. Além disso, usa-se o recurso hídrico como gerador de energia e de alimentos, o que demonstra sua tamanha necessidade para a manutenção da vida.

Apesar da necessidade de usar a água, os homens, ao decorrer dos anos, foram perdendo este bem. Muitas atitudes sem cautela foram tomadas, gerando poluição e desperdício. São por motivos como este que o Dia Mundial da Água possui bastante relevância, pois ele serve como um alarme para a situação em que se encontra este líquido tão valioso.